Pesquisar dentro deste blog

Tecla Windows

Como redimensionar um HD

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Verme usa falha no orkut e infecta 650 mil

Uma vulnerabilidade no orkut permitiu que um código malicioso infectasse 650 mil usuários da rede social.
Ao infectar um perfil, o código dispara scraps para toda lista de amigos da vítima. Se quem recebesse o scrap simplemente acessasse sua página de recados, era infectado e iniciava novo ciclo de envio de scraps maliciosos.
O código do vírus determinava ainda que, ao ser infectado, o usuário era automaticamente inscrito na comunidade “Eu fui infectado pelo vírus do orkut”.
A comunidade chegou a ter 654 mil pessoas inscritas, entre usuários de fato infectados pelo vírus e outros que aderiram ao grupo voluntariamente.
Em seu blog em português, a equipe do Google reconheceu a falha de segurança. “Esta semana o time do orkut descobriu que um usuário explorou uma falha de segurança na página de recados.
Como resultado, muitos de vocês receberam recados de amigos que não foram realmente enviados por eles e seus amigos podem ter recebido recados que parecem ter vindo de você”, diz o texto.
“O time do orkut reagiu rapidamente e trabalhou até tarde da noite para corrigir a causa do problema e conter a disseminação destes recados. Acreditamos que o ataque foi efetivamente interrompido e que você não deve mais receber nenhuma destas mensagens falsas”, diz o texto.
A rápida expansão do vírus chamou atenção até de sites estrangeiros, embora o orkut não seja tão popular em outros países como é no Brasil.
O site britânico The Register, por exemplo, anotou que “um verme que fala português causou grande estrago à rede social do Google, o orkut”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigado por fazer um comentário para esta postagem. Assim você me ajuda a melhorá-las.

Pesquisa personalizada

Anúncios variados