Pesquisar dentro deste blog

Tecla Windows

Como redimensionar um HD

sábado, 21 de março de 2009

Internet Explorer 8-Disponível em 25 idiomas, inclusive o Português do Brasil

A Microsoft anunciou no dia 19/03 o lançamento do Internet Explorer 8, mais nova versão de seu navegador web. Com cerca de 16 MB, o programa pode ser baixado gratuitamente em http://www.microsoft.com/ie8 em versões em 25 idiomas, incluindo o Português do Brasil. Há instaladores específicos para o Windows XP, Windows Server 2003, Windows Server 2008 e Windows Vista, 32 ou 64 Bits.
O que há de novo?
Em desenvolvimento desde março de 2006, o programa chega aos usuários com recursos que prometem mais comodidade na navegação, mais segurança e melhor desempenho. São várias as novidades: uma das mais interessantes é chamada de InPrivate Browsing (algo como "navegação privada"). Neste modo, o navegador não guarda um histórico dos sites que você visita, nem mantém os "cookies" recebidos: tudo é descartado assim que você fecha o programa. O modo é ideal para quem usa o navegador em um ambiente compartilhado (como um cyber-café, por exemplo) e não quer que seus hábitos na rede sejam descobertos.
Outra novidade são as Web Slices, recurso que permite que você "assine" apenas um trecho que uma página, por exemplo um box com a previsão do tempo ou sua tirinha favorita. Essa "fatia da rede" (daí o nome) é armazenada entre seus favoritos e atualizada constatemente, sem que você precise visitar o site de origem.
Para facilitar a vida do usuário, o IE8 também traz os Aceleradores, que permitem realizar mais rapidamente tarefas cotidianas, como localizar um endereço em um e-mail no mapa da cidade, ou mandar um link de uma matéria para um amigo.
Segurança também é um dos focos da nova versão. Além do filtro de "phishing" que já existe no IE7 e protege contra sites falsos que estão atrás de informações pessoais, o novo SmartScreen impede o acesso a sites que contém "malware", software malicioso (como vírus, trojans, worms e afins) que podem infectar seu computador, reduzir seu desempenho e até danificá-lo. Se necessário, o filtro pode ser desativado manualmente pelo usuário, embora a Microsoft não recomende a prática.
A compatibilidade com sites, um dos pontos mais importantes para os usuários, também foi melhorada. O Internet Explorer 8 é mais fiel aos padrões em vigor na web, o que pode facilitar a vida dos webdesigners na criação de novos sites. Além disso, um botão permite alternar entre diversos modos de compatibilidade, caso um site desenvolvido para versões antigas do IE (6 ou 7), por exemplo, apresente problemas de formatação.
O IE8 consome menos recursos de sistema (memória e ciclos de processamento) que seu antecessor, e a estabilidade também foi melhorada: cada aba/site aberto roda separadamente das demais. Se uma página "travar" ou cair, o navegador continua rodando e as outras páginas abertas não são afetadas. É um recurso similar ao existente no Chrome, o browser do Google.
E aproveitando uma idéia já presente no Mozilla Firefox, o Internet Explorer 8 também tem suporte a complementos (Add-ons) que ampliam seus recursos. Uma página já em português lista centenas deles, como um que permite buscas na Wikipedia e retorna os resultados com um preview de cada página ("busca visual"), mapas no Google, Apontador ou Yahoo!, sincronizadores de favoritos (Foxmarks) e "encurtadores" de URLs (TinyURL), tradutores automáticos e muito mais. Tais complementos são gratuitos, e basta um clique para instalá-los em seu navegador.

Carros Voadores

Vejam as novidades para um futuro bem próximo.

Pesquisa personalizada

Anúncios variados