Pesquisar dentro deste blog

Tecla Windows

Como redimensionar um HD

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Banda larga para todos

Net assina acordo para oferecer internet no Estado de São Paulo
A Net assina nesta terça-feira (22/12) o acordo para oferecer em todo o Estado de São Paulo serviços de internet, de acordo com os termos criados pelo decreto paulista de banda larga popular.
Assinado em outubro pelo governador José Serra, decreto estabelece isenção de ICMS para serviços de banda larga com velocidade entre 200 kbps e 1Mbps. A contrapartida, imposta pelo governo do Estado, é que o máximo cobrado pelo serviço não ultrapasse R$ 30.
A Telefônica já havia sido anunciada como principal parceira na implantação do serviço. Segundo José Serra, a parceria é estratégica, uma vez que a companhia atua em mais de 400 cidades do Estado e apresenta grande capacidade de atendimento.
No entanto, a Telefônica emperrou o início das vendas, programados para o início de novembro. A exigência da companhia em levar linha de telefone fixo ao consumidor antes de oferecer a conexão atrasou a implantação do programa.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Os pontos fracos de uma rede sem fio


As redes Wi-Fi estão, em princípio, expostas a dois perigos principais. O primeiro é um intruso conseguir se conectar ao nosso ponto de acesso. Isto lhe permitiria utilizar alguns dos recursos da rede, por exemplo, a conexões à internet e até mesmo impressoras compartilhadas. O segundo é que o invasor consiga de fato acessar a rede interna, seja ela doméstica ou corporativa, o que lhe
permitiria roubar dados, senhas, nomes de conta e arquivos de trabalho.

Frente à primeira ameaça, a proteção mais utilizada é algum sistema de autenticação que obrigue todo usuário a demonstrar sua identidade no momento da conexão. Isto pode ser feito por meio de uma senha de acesso ou pela validação de um dispositivo específico, como o computador. A identificação do PC é um dos mecanismos de controle de acesso mais simples disponíveis. Para isso, se realiza uma análise do cartão de conexão sem fio instalado no PC que deseja se conectar. Esta análise consiste na identificação do endereço MAC do cartão. No entanto, este mecanismo de filtragem pode ser burlado sem grande dificuldade por um hacker.

Frente à segunda ameaça, a proteção mais indicada é a codificação da informação que circula pela rede Wi-Fi. O primeiro mecanismo de segurança utilizado foi o denominado WEP – Wired Equivalent Privacy – que se baseia no algoritmo de criptografia RC4 e pode empregar empregar chaves de criptografia de 64 a 256 bits. No entanto, já faz tempo que a criptografia WEP foi rompida, portanto qualquer hacker que tenha acesso à rede sem fio e que capture alguns megas de informação criptografada poderá romper a chave em poucos minutos. 

Há alguns anos está disponível outro padrão, o WPA – Wi-Fi Protected Access – , que melhorou a proteção proporcionada pelo WEP e, no ano passado, foi criado o padrão 802.11i , também conhecido como WPA2, com mecanismos ainda mais fortes de autenticação e criptografia do tráfego.

Filmadora compacta da Sanyo surpreende pela qualidade


Não se engane se você acha que tamanho é documento.
A camcorder Sanyo VPC-HD1000 tem dimensões realmente pequenas, mas faz trabalho de gente grande. São 10,5 centímetros de profundidade, por cinco centímetros de largura e 11 cm de altura. O peso é de 340 gramas, já com a bateria. A pequena HD1000 faz vídeos em full HD, que significa o melhor mundo de imagens em alta definição. Sua resolução alcança 1920 por 1080 pontos.
Para gravar ela utiliza cartão Flash, tipo SD (secure digital), com capacidade máxima de 8 GB. Com esse cartão é possível armazenar até três horas de vídeo em alta definição. Esse tempo pode ser estendido, pois ela permite filmar em resoluções menores também: 1280 por 720 pontos; 640 por 480 e 320 por 240 pontos.
Além de filmar, também faz fotos nas resoluções de 8, 4 e 2 megapixels. Para telas wide (proporção 16:9), permite resoluções de 3,5 e 0,9 megapixels. Para publicar na web, ainda há a opção VGA (0,3 megapixels).

A HD1000 é manuseada como se fosse uma arma, por causa de seu formato. Nos testes verificamos que essa característica oferece bastante mobilidade. O visor LCD é do mesmo tamanho que câmeras comuns: 2,5 polegadas. E os botões podem ser acessados pelo dedo polegar.
Os testes mostraram que a HD1000 manteve fidelidade nas cores, e uma das características marcantes foi o foco automático. Mesmo em cenas em movimento, objetos com distâncias diferentes eram focados com rapidez. O modo macro focou objetos com um centímetro de distância sem perder qualidade.
O estabilizador garante imagens sem tremer, mesmo com zoom óptico em 10 vezes (o máximo que a camcorder alcança). Já com o zoom digital de 100 vezes a qualidade caiu bastante. Entretanto é possível visualizar detalhes com zoom digital de até 20 vezes.

EUA, Rússia e ONU se mobilizam para combater guerras virtuais


Os Estados Unidos e a Rússia conversam secretamente para tentar reforçar a segurança na internet e vencer a guerra contra os crimes virtuais, de acordo com o jornal inglês Guardian.

Os dois países, em conjunto com a Organização das Nações Unidas (ONU), pretendem chegar a um consenso mundial sobre como agir para diminuir problemas de segurança virtual.

O potencial de guerras virtuais entrou em pauta nos últimos anos depois de alguns grandes incidentes. Neste ano, alguns dos planos de um caça desenvolvido por Estados Unidos, Reino Unido, Holanda e Israel foram roubados de um computador norte-americano que foi invadido.

Há dois anos, crackers supostamente ligados a um grupo chinês encontrou uma brecha nos sistemas de segurança do pentágono e da Casa Branca.

Os crimes virtuais formam um negócio bilionário, com gangues espalhadas pelo globo conduzindo ataques para roubar dinheiro de bancos e sites comerciais.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou que identificar ataques virtuais é uma “prioridade de segurança nacional.”

Bluetooth 4.0 pode levar a novos usos da tecnologia wireless

Novo protocolo prevê consumo mínino de energia; bateria pode durar 'vários anos', segundo Bluetooth SIG.
O Bluetooth Special Interest Group (SIG), grupo responsável por definir os padrões de comunicação sem fio por Bluetooth, apresentou na quinta (17/12) as especificações do Bluetooth 4.0. Diferentemente da versão 3.0, anunciada em abril de 2009, e que focava em mais velocidade, a nova versão tem como principal preocupação reduzir o consumo de energia.
O menor consumo de bateria abrirá novos mercados para dispositivos de baixo custo que não precisam de grande potência na comunicação sem fio. Áreas como saúde, esporte e entretenimento serão as principais beneficiadas, devido à grande quantidade de produtos desse tipo, segundo o Bluetooth SIG.

Vírus e spams circulam nas redes sociais

Thorsten Landich, diretor de contas de uma companhia alemã de telecomunicações, recebeu recentemente pelo Facebook uma mensagem de um colega de trabalho com o assunto "Hi" (Oi) e um link para o endereço http://modelllviideeooo.com, semelhante a outros muitos que circulam pela rede social.
Landich não achou que fosse nada estranho, portanto, acessou o link confiando em que se tratasse de algo interessante. "Aterrissei em uma página que me pedia que instalasse um programa e depois o PC desligou", disse Landich à Agência Efe. Só no dia seguinte, quando outro amigo no Facebook o alertou, ele se deu conta de que seu computador tinha sido infectado por um vírus que agora se espalhava para todos seus contatos nessa rede social.
Os vírus e spams (lixo eletrônico) estão se propagando com rapidez em redes sociais como o Facebook e o Twitter, amparados pela pouca eficiência dos programas antivírus na internet e pela confiança na qual se baseiam as relações nestes sites. Afinal, é difícil imaginar que um colega de trabalho esteja enchendo seu computador de vírus com uma mensagem aparentemente inocente no Facebook ou que o link para ver uma suposta foto contenha, na realidade, software nocivo e malicioso.
Landich não teve outra solução do que avisar a todos seus amigos no Facebook - alguns deles, contatos profissionais - que sua conta estava infectada com um vírus e que não abrissem nenhuma mensagem sua que contivesse com um link. "Era um worm inofensivo que se instala na agenda de contatos", disse Landich, que, felizmente para ele e seus contatos no Facebook, não envia mais o vírus inadvertidamente.
A maioria destes spams só busca direcionar os usuários a sites duvidosos, com o objetivo de aumentar seu tráfego, mas, em muitos casos, o internauta pode acabar passando por "maus bocados" ou, inclusive, perder sua credibilidade diante de seus contatos. Um worm que circula atualmente pela rede social Twitter se instala na conta da vítima, enviando a todos seus contatos, supostamente no nome do infectado, mensagens publicitárias da marca de roupas íntimas Victoria's Secret. Outro vírus que se espalha pelo Facebook consiste mais em uma brincadeira de mau gosto, que publica a foto de uma mulher com poucas roupas na página do perfil do usuário, certamente sem o consentimento do proprietário da conta.
A multinacional de segurança na internet Sophos afirma que 21% dos internautas reconhece ter sido vítima de programas maliciosos que se espalham pelas redes sociais on-line. A Kaspersky Labs, uma companhia russa especializada também em segurança na rede, afirma que há dias nos quais um em cada 500 links publicados no Twitter levam a páginas que podem instalar vírus no computador.
No Twitter, uma mensagem recentemente recebida por milhares de usuários convidava as pessoas a visitar um link ou blog com suposta informação ou fotos das vítimas. Outra versão prometia a possibilidade de ganhar um iPhone clicando no link incluído. Por mais inocente que possa parecer, vários usuários caíram na armadilha. O vírus roubava das pessoas enganadas suas senhas de acesso à rede social, podendo, assim, acessar suas contas e se espalhar por seus contatos Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos, recomenda às pessoas que sofrerem este tipo de ataque que mudem imediatamente sua senha.
"As contas em redes sociais afetadas são muito vulneráveis aos hackers, pois eles podem usá-las para espalhar campanhas de spam, roubar identidades on-line ou cometer outros crimes na rede", disse. O potencial de dano é grande porque, segundo estimativas da Sophos, cerca de 40% dos internautas utilizam as mesmas senhas para todos os sites aos quais têm acesso, colocando nas mãos dos hackers que as conseguem a chave de toda sua vida na internet.


Fonte: Terra Tecnologia/Internet

domingo, 13 de dezembro de 2009

Vírus exige pagamento para liberar acesso à internet

Um programa malicioso de origem russa acompanha um gerenciador de downloads. Uma vez instalado, o software “uFast Download Manager” exibe uma tela que ocupa boa parte da área de trabalho. Nela, o usuário é informado que precisa adquirir o aplicativo antes de seguir usando a internet.
O uFast Download Manager realmente realiza o gerenciamento de downloads. Mas ele não exige o registro informado pelo código malicioso que o acompanha e que trava o computador. Para “ativar” o programa é necessário enviar um código via SMS para um número premium. Com isso, a vítima irá pagar o criminoso por meio da conta telefônica. Desinstalar o “uFast Download Manager” não remove a tela que pede pelo pagamento, nem restaura o acesso à internet, segundo informações da fabricante de antivírus CA.

O vírus é mais um exemplo da classe de pragas “ransomware”, que sequestram o computador ou os arquivos e exigem pagamento para “devolvê-los”. A CA disponibilizou um gerador de códigos para conseguir desbloquear o acesso à internet sem precisar enviar o SMS. O pagamento via SMSs em números premium não é novo: outro vírus, também russo, foi encontrado em abril deste ano com o mesmo comportamento. Na ocasião, porém, o acesso ao sistema todo era bloqueado, e não apenas a internet.
Veja imagem de uma tela com o virus em ação:

Cuidado, email falso em nome do Bradesco

Desde o mês de novembro tenho recebido vários emails falsos com a mesma mensagem, ou seja, todas falando da necessidade de recadrastamento do Cartão Chave de Segurança dizendo que o mesmo expirou. Porque estou dizendo que são emails falsos?
1º _ Eu não tenho conta no Bradesco, e a mensagem diz que o meu cartão expirou, ou seja, os caras estão mandando pra todo mundo sem nenhum critério.

2º _ Os links não são direcionados para o site do Internetbanking do Bradesco, e sim para um outro site que com certeza é uma página de Fishing, uma tal de sassybids.com e uma outra chamada fututelebanonscout.com, basta colocar o mouse sobre o link que você verá estes endereços na barra de status do seu navegador.

3º _ O Bradesco tem avisado constantemente que não envia emails com links para cadastro de senhas, cartão, etc., se isso for necessário eles enviam carta e pedem para que o cliente se dirija a sua agência.

Abaixo vocês veem uma cópia da mensagem. Fiquem atentos e não cliquem em nada.


Pesquisa personalizada

Anúncios variados