Pesquisar dentro deste blog

Tecla Windows

Como redimensionar um HD

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Banda Larga Nacional

O mundo online nunca foi tão importante para o brasileiro. A inclusão digital é, de uma vez por todas, a bola da vez no meio político. E esse assunto vem alimentando várias discussões sobre a implantação de uma das maiores iniciativas do Governo Federal: a Banda Larga Nacional. “O plano nacional de banda larga é o entendimento, a realização do governo de que há um hiato, há um espaço vago que precisa ser tratado para que o Brasil consiga ser um país que lide com tecnologia. Durante muito tempo você tinha educação, saneamento, saúde, várias coisas como necessidades básicas do ser humano. Agora você tem tecnologia”, Mário Brandão, Presidente da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital - ABCID.
O acesso à internet ainda é muito restrito, principalmente por causa do seu preço. A compra do computador, as contas de energia elétrica, manutenção do equipamento, compra do modem e pagamento das contas em dia para poder manter a conexão podem significar bastante no orçamento de muitas famílias brasileiras. Por isso, hoje, as lan houses são a fuga de muitas pessoas que usam a internet por um período reduzido de horas. “De 65 milhões de pessoas que acessam a internet hoje, metade o fazem através das Lan Houses, e elas estão suprindo uma deficiência do governo em prover acesso de banda larga nas comunidades de baixa renda”, Mário Brandão, Presidente da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital - ABCID.
Mas o Governo quer mais.
Ao invés de lan houses, quer internet na casa de todo e qualquer brasileiro. Hoje, a banda larga atinge 12 milhões de assinantes no País. Esse número representa, principalmente, a população das grandes metrópoles, onde o acesso à internet é prioridade das provedoras. A maioria das cidades com menos de quarenta mil habitantes não têm conexão em alta velocidade.
“Até 31 de dezembro de 2010, todos os municípios brasileiros, mais de 5800 municípios estarão conectados ao BackBone nacional, perminto o acesso a banda larga em todos esses municípios”, Antônio Carlos Valente, presidente da Associação Brasileira de Telecomunicação – Telebrasil
Conexão à internet é, hoje, item que mede até mesmo o grau de desenvolvimento de um país. Devido a essa atual necessidade de conectividade, a Banda Larga Nacional é uma das prioridades no Congresso. “A grande circulação da informação, conhecimento, entretenimento, da afetividade, tudo isso se dá por vias digitais. A infovia já é tão ou mais importante que a rodovia”, Gilberto Gil, ex-Ministro da Cultura.
Mas, não há solução fácil. Na semana que passou, o presidente Lula optou por um modelo de distribuição de banda larga parecido com o que temos hoje com a distribuição de energia elétrica. Ou seja, as empresas passam a ser um tipo de concessionárias e têm obrigação de trabalhar com metas para a universalização do serviço. Nos planos oficiais, o Brasil deve chegar a 2014 com internet presente em 68% dos domicílios. Mas, tudo isso ainda depende de regulamentação e da própria acomodação do mercado. É esperar para ver.
Fonte: Olhar Digital

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tecla Windows, novas funções no Windows 7

Ela nunca foi tão útil quanto na nova versão do sistema operacional. Nas versões anteriores, algumas combinações já eram possíveis, mas agora, ela ganhou outras funções que facilitam o manuseio e fazem com que o usuário ganhe tempo. Quer ver? Experimente a combinação Windows + seta para a direita. A janela que estava em primeiro plano vai, automaticamente, para a metade direita da tela. Selecione outra janela e, dessa vez, aperte Windows + seta para a esquerda, a tela fica dividida ao meio, com cada janela para um lado. Isso é ideal para quem gosta de utilizar duas aplicações ao mesmo tempo. A combinação Windows + seta pra cima maximiza a janela, e Windows + seta pra baixo minimiza o que estava em primeiro plano.
Se a tecla Windows for apertado junto com a tecla de espaço, todas as janelas somem da tela e a área de trabalho é mostrada. Isso é muito útil caso você queira ver algo que esteja no desktop, sem precisar minimizar uma por uma. O mesmo efeito pode ser conseguido ao repousar o mouse no cantinho direito da barra de tarefas, próximo ao relógio do sistema. Agora, experimente clicar em alguma janela e chacoalhar o mouse. Tudo é minimizado, menos o programa selecionado. Legal, né? Isso também pode ser feito via teclado, apertando simultaneamente as teclas Windows e Home. Agora, com o Windows 7, cada item na barra de tarefas é associado a um número. O mais perto do botão iniciar é o 1. O item logo em seguida é o 2, e assim sucessivamente. Se você apertar a tecla Windows + algum número, aquele programa vai para o primeiro plano. Já a combinação Windows + Shift + algum número vai executar uma nova janela daquela aplicação. Windows + T e você percorre pelos itens da barra de tarefas. E se você tem problemas com letras pequenininhas, experimente Windows e a tecla +. O zoom digital aproxima a região onde o mouse estiver repousado. Para voltar ao zoom original, é só apertar Windows e a tecla -.
Veja logo abaixo uma lista com outras dicas de como utilizar a tecla Windows:
Win+Home: Deixa aberta apenas a janela ativa
Win+Space: Todas as janelas ficam transparentes, e o usuário consegue enxergar o desktop
Win+Seta para cima: Maximiza a janela atual
Shift+Win+Seta para cima: Maximiza a janela atual na posição vertical
Win+Seta para baixo: Minimiza a janela / volta ao tamanho original se maximizada
Win+seta esquerda / direita: leva a janela para cada metade da tela
Shift+Win+seta direita / esquerda: Leva a janela para o monitor da direita ou da esquerda (em caso de monitor duplo)
Arrastar a janela para o topo: maximiza
Arrastar a janela para a esquerda ou direita: faz com que ela ocupe metade direita / esquerda da tela
Chacoalhar a janela com o mouse: minimiza tudo, menos a janela selecionada
No Windows 7, se você usar a tecla Windows com algum número, é possível interagir com as aplicações da taskbar. Por ex: Win + 4 vai abrir o 4º programa, contado da esquerda para a direita. Windows + Alt + 4 mostra o jumplist do mesmo aplicativo.
Shift+Win+número (1-9): Abre uma nova janela daquele aplicativo
Ctrl+Win+número (1-9): Alterna entre as janelas já abertas daquele aplicativo
Alt+Win+número (1-9): Abre a jumplist daquele aplicativo
Win+T: Passeia pelos ítens da taskbar
Win+B: mostra os aplicativos da direita da taskbar
Ctrl+Shift+N: Cria uma nova pasta no Windows Explorer
Alt+Up: Sobe um nível de pastas no Windows Explorer
Win+(+/-): Zoom in/out
Win+G: Alterna entre os gadgets da sua tela

Novo vírus já contaminou 75 mil PCs ou mais

Novo vírus capaz de reunir informações de sistemas financeiros online, redes sociais e e-mails já contaminou 75 mil computadores em 2.500 organizações ao redor do mundo.
Segundo informações da empresa de segurança NetWitness, o ataque foi registrado pela primeira vez em janeiro de 2010.
O vírus recebe o nome de “Kneber Botnet” age por meio da transmissão de informações de
máquinas infectadas para os criadores do malware. Isso ocorre pelo fato do sistema de “botnet” criar uma rede entre os computadores infectados que permite o controle das informações pelos crackers a partir de uma máquina central.
Pesquisa elaborada pela empresa de segurança de softwares Herndon, revela que muitos sistemas
comerciais e governamentais foram comprometidos com o vírus.
Cerca de 68.000 dados de login e acesso a e-mail, bancos online e sites como Hotmail e Yahoo foram afetados.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Kaspersky terá antivírus baseado em hardware

A Kaspersky Lab anunciou nesta semana que recebeu a patente para uma solução antivírus baseada em hardware. De acordo com o anúncio, o hardware opera abaixo do nível dos rootkits e por isso não pode ser enganado por eles.
A patente #7,657,941, que recebeu o nome "Hardware-based anti-virus system", foi creditada ao inventor Oleg V. Zaitsev (especialista em tecnologia na Kaspersky Lab).
De acordo com ela, este sistema antivírus seria um computador separado rodando um software antivírus criado especificamente para ele. Embora o press release informe que a funcionalidade do aparelho não requer que o PC host esteja executando o software antivírus, ele precisa de um software de atualização no PC host para se atualizar, já que o hardware não terá acesso à rede. O aplicativo de atualização precisará ser confiável e resistente contra ataques.
A dificuldade para se detectar rootkits depois que eles se instalam no sistema pede por medidas não convencionais. Se este novo método baseado em hardware será eficiente ou não, só o tempo dirá.
Se o aparelho for apenas um sistema antivírus executado abaixo do nível dos rootkits, a melhora será pequena já que sua eficiência ainda será baseada na qualidade das definições usadas por ele (como ocorre com os antivírus atuais). Mas se ele utilizar testes baseados em heurísticas capazes de detectar os rootkits com base em seu comportamento e não apenas com base nas definições, então a melhora será ainda maior.
Existe outra vantagem para o sistema antivírus baseado em hardware: como o aparelho tem sua própria CPU e memória, e apenas o atualizador é instalado no PC host, o impacto na performance do PC host será muito pequeno.

Ainda assim o fato é que este aparelho não é uma solução de segurança completa, já que ele pode monitorar apenas operações em disco. Suítes de segurança mais modernas também monitoram conexões de rede, por exemplo.

Tela azul no XP pode ter sido causada por rootkit

De acordo com uma análise preliminar da Microsoft, a presença de um rootkit difícil de ser detectado pode ter causado problemas no Windows XP após a instalação da atualização MS10-015 (KB977166, lançada no dia 9 de fevereiro.

Na manhã do dia 10, o fórum de suporte da Microsoft foi inundado de queixas de usuários dizendo que seus PCs com Windows XP estavam travando e exibindo a conhecida "tela azul da morte" após a instalação de uma das 13 atualizações lançadas neste mês pela empresa. De acordo com os usuários, a remoção da atualização aparentemente resolve o problema.

Algum tempo depois, o administrador de sistemas Patrick Barnes revelou que as máquinas com o Windows XP afetadas pelo problema podem estar infectadas com o rootkit TDSS.
A Microsoft
confirmou que o malware pode ser a causa do problema, mas não descartou outras possibilidades.
Pesquisa personalizada

Anúncios variados