Pesquisar dentro deste blog

Tecla Windows

Como redimensionar um HD

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A origem de alguns símbolos da informática que utilizamos

Os símbolos universais dos computadores independem de hardware, sistemas operacionais, marca, país, credo ou classe social. Eles padronizam e tornam nosso dia a dia muito mais simples. Mas os símbolos das principais tecnologias não surgiram do nada, eles foram pensados, arquitetados e implementados. Por exemplo: Você sabe dizer de onde veio o "@"?
Vamos começar pelo Arroba.

Não se sabe ao certo a origem do símbolo arroba, mas imagina-se que tenha surgido ainda na Antiguidade, entre as civilizações gregas e romanas para abreviar a expressão de equivalência entre o peso de mercadorias. Com o passar do tempo, o arroba tornou-se uma unidade de medida, geralmente utilizada no comércio de animais ou grãos: 1@ = 14,688 kg. A utilização do símbolo na informática só se deu em 1971, quando o programador Ray Tomilson o utilizou pela primeira vez por pura simpatia e comodidade. Ray necessitava de um símbolo compatível com a maioria dos sistemas em rede e que fosse diferente o bastante para não ser confundido com os caracteres dos nomes das pessoas. Ele uniu o útil ao agradável ao utilizar um símbolo que já era conhecido pela nomenclatura "at", que em inglês significa a preposição "em". Dessa forma o nome da pessoa, somado ao @ indicava a localização do e-mail na rede (nome@dominio.com). A moda pegou e não se manda um e-mail (ou tweet) sem digitá-lo.

Um comentário:

  1. Interessante esta postagem. Para mim que estou começando agora no mundo da informática, dicas como esta me ajudarão muito. Continuem assim.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigado por fazer um comentário para esta postagem. Assim você me ajuda a melhorá-las.

Pesquisa personalizada

Anúncios variados