Pesquisar dentro deste blog

Tecla Windows

Como redimensionar um HD

sábado, 23 de abril de 2011

BitDefender oferece ferramenta gratuita para remoção de trojans agressivos

Novos malwares buscam comprometer os softwares de segurança dos computadores infectados e roubar dados restritos dos usuários. O recurso está disponível gratuitamente no blog da BitDefender.

A BitDefender, vencedora do Prêmio Inovação em Segurança para Internet, disponibiliza uma ferramenta de remoção gratuita contra a nova família de trojans responsável pelo seqüestro de dados bancarios e que são capazes de desabilitar softwares de segurança.

A ameaça virtual, batizada de Trojan.Agente.VB.HS, vem com um worm de mensagens instantâneas que, uma vez instalado, sequestra sites de bancos para fraudar os servidores com a ajuda de um anúncio falso de pay-per-click que aparece através de uma janela invisível do navegador e redireciona o usuário para uma página falsa.

“Essa família de malwares tem uma particularidade significante que é tentar enganar o antivírus do usuário para realizar processos maliciosos sem restrição”, disse Cătălin Coşoi, chefe do laboratório de ameaças online da BitDefender. “Os usuários afetados que não possuem sistemas de segurança instalado serão incapazes de acessar qualquer site para atualização de antivírus ou ferramentas de remoção. Então, atualizar o software de segurança e realizar o download das ferramentas de remoção o mais rápido possível são as melhores maneiras de se manter seguro”, disse Cătălin. “As ameaças virtuais vivem em um ambiente em constante evolução. Diante disso, a última saída para a defesa dos usuários é manter um antimalware atualizado. Os cibercriminosos sabem dessas constantes mudanças e estão trabalhando duro para sustentar as ameaças e fazer com que os usuários fiquem sempre desprotegidos”, concluiu. A ferramenta de remoção pode ser adquirida para download de forma gratuita através do link Removal Tools Repository, que está hospedado no blog de segurança da BitDefender.

Os usuários que já possuem softwares da empresa estarão protegidos pelas atualizações automáticas.

...as duas carinhas, logo do Finder

Essa carinha feliz é uma das coisas que permanecem das primeiras versões do sistema operacional Mac OS, da Apple. Ela aparecia sempre que a inicialização do sistema era realizada com sucesso. Caso contrário, uma carinha triste e um som desanimador informavam o usuário do problema no sistema. O símbolo se tornou marca registrada e os artistas Tom Hughes and John Casado o estilizaram como uma pintura de Pablo Picasso (Two Characters). Desde 2002, quando a Apple resolveu dar nomes de felinos aos sistemas operacionais, o logo é usado apenas no Finder, um programa de busca e gerenciamento de arquivos dentro do HD.

...O Teclado QWERTY

O teclado utilizado por praticamente todos os computadores do mundo é o QWERTY. O nome esquisito vem das seis primeiras letras, da esquerda para a direta. Se você já se perguntou por que o teclado não foi concebido em ordem alfabética, saiba que a maneira que as teclas estão posicionadas tem o objetivo de facilitar a digitação na língua inglesa, já que as letras mais usadas estão estrategicamente separadas. O modelo QWERTY foi usado pela primeira vez pelo norte-americano Christopher Sholes em 1868. Sucesso absoluto. Ainda existem outros padrões, como o AZERTY, usado na França de na Bélgica. Na verdade, o layout depende diretamente das letras mais usadas pelo idioma.

...o Command

O símbolo do Command é muito familiar aos usuários de Mac. Ele representa uma tecla de mesmo nome que, quando combinada com outras teclas, realiza comandos como fechar e abrir janelas. Foi utilizado pela primeira vez no Macintosh, lançado em 1984. A ideia original era que a tecla fosse representada por uma maçã, mas Steve Jobs achou que o sistema já tinha muitos icones com a fruta. Há registros do símbolo no norte da Europa datados do ano 400. A equipe de Jobs o escolheu por se tratar de um desenho infinito, algo que se assemelha com as combinações proporcionadas pelo uso da tecla.

...o simbolo do Firewire

A tecnologia Firewire foi criada pela Apple em 1995 e visava à transmissão de dados, vídeo e áudio em alta velocidade. O símbolo é uma simplificação do funcionamento da tecnologia, com três hastes distintas, cada uma delas representando uma funcionalidade.

O ícone dos Feeds de notícias...

O logo que iconiza os feeds de notícias foi criado pela Mozilla Foundation e utilizado pela primeira vez na primeira versão navegador Firefox em 2005. Posteriormente, depois que a Mozilla o tornou domínio público, foi adotado por outros navegadores, como o Internet Explorer e Opera. O significado do ponto central e de ondas que se propagam a partir dele nunca foi divulgado oficialmente, mas não é difícil de interpretar, já que a função da tecnologia é justamente tornar a leitura de notícias provenientes de um site, fácil e ágil.

continuando a falar sobre os simbolos da informática...

Nos primórdios da internet comercial, era muito comum digitarmos a combinação "http://" antes do famoso "www". Com o tempo, e o aprimoramento dos navegadores, a prática caiu no desuso. A sigla é a abreviação de Hypertext Transfer Protocol, um protocolo de comunicação que, explicando de uma maneira bem simplificada, funciona como uma linguagem em comum entre computadores e servidores. Em outras palavras, foi o Http que tornou possível a internet como a conhecemos.

domingo, 17 de abril de 2011

...o logo do Windows

Esse logo colorido, formado por quatro blocos distintos, caso você não tenha percebido, é uma janela. Exatamente o que significa o nome "Windows": janelas em inglês. O sistema levou esse nome, de acordo com a Microsoft, porque, ao utilizá-lo, o usuário abre e fecha janelas o tempo todo. Outra explicação comumente usada diz respeito a experiência clarificante do usuário ao utilizar o sistema, ou seja, uma janela para um outro mundo. Filosófico, não é? O logo mudou ao longo dos anos, mas a essência continua a mesma.

...a origem da seta do mouse


A origem da seta é intrinsecamente ligada à criação do mouse e da interface gráfica. E o gênio por trás dessas invenções é o norte-americano e professor de Stanford Douglas Engelbart, que na época, em 1963, criou o primeiro computador com uma interface gráfica rudimentar, o Sketchpad. O sistema de Engelbert movia objetos gráficos com um ponto luminoso na tela. Posteriormente a ideia foi adotada pelos engenheiros da Xerox, que adicionaram outros gráficos como pastas, ícones, menus, caixas de seleção e, vejam só, a singela e revolucionária seta do mouse.

...Tecla shift


A tecla shift, assim como praticamente todo teclado, é uma herança das antigas máquinas de escrever. Em inglês, shift significa mover, deslocar; exatamente a função que a tecla tem em uma máquina de escrever. Por exemplo: ao ser pressionada as teclas moviam fisicamente a haste de continha a letra, fazendo com que os caracteresalternassem entre maiúsculos ou minúsculos. A invenção deu tão certo que foi incorporada nos teclados digitais. Hoje, ninguém digita um texto coerente sem usá-la corretamente.

outro símbolo...

Presente em praticamente todos os eletrônicos e softwares tocadores de mídia do mundo, o símbolo de pause parece óbvio, mas tem uma origem incerta. A teoria mais aceita é que ele deriva da "Caesura", uma pausa no texto indicada por dois riscos "II", presente em escrituras arcaicas do Latim e do Grego. Em partituras musicais, dois pequenos riscos paralelos indicam uma parada total no tempo da música.

continuando a falar sobre os símbolos...

Os criadores da tecnologia USB necessitavam de um símbolo que traduzisse a função do
Universal Serial Bus em conectar váriosdispositivos utilizando a mesma porta.

Por isso o criador do logo colocou formas geométricas diferentes em cada extremidade,

unidas por uma fonte única,universal. Exatamente como a gente faz com os inúmeros gadgets

que utilizam a porta USB do computador. Há quem diga que a inspiração foi o mitológico tridente de Netuno, utilizado pelo deus grego do mar, o Poseidon.

Mas isso é outra história...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mais um símbolo universal da informática

O símbolo de liga/desliga ficou tão popular que se estendeu a outros aparelhos além do universo dos computadores, mas sua origem é, digamos, bem digital. Note que o desenho é formado de um circulo e um risco, que representam o código binário, ou seja, os números 0 e 1 ou "desligado" e "ligado", respectivamente.

Continuando a falar sobre os simbolos universais da informática

O símbolo do Bluetooth está diretamente ligado ao nome da tecnologia, que por sua vez é uma homenagem ao antigo rei da Dinamarca Herald Bluetooth. Os criadores da tecnologia resolveram nomeá-la dessa maneira porque, assim como Herald, que uniu tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas, o Bluetooth tem a intenção de conectar diversos eletrônicos em torno de uma mesma porta.O símbolo é a junção de duas letras, Hagall e Berkanan, pertencentes a dois alfabetos nórdicos.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A origem de alguns símbolos da informática que utilizamos

Os símbolos universais dos computadores independem de hardware, sistemas operacionais, marca, país, credo ou classe social. Eles padronizam e tornam nosso dia a dia muito mais simples. Mas os símbolos das principais tecnologias não surgiram do nada, eles foram pensados, arquitetados e implementados. Por exemplo: Você sabe dizer de onde veio o "@"?
Vamos começar pelo Arroba.

Não se sabe ao certo a origem do símbolo arroba, mas imagina-se que tenha surgido ainda na Antiguidade, entre as civilizações gregas e romanas para abreviar a expressão de equivalência entre o peso de mercadorias. Com o passar do tempo, o arroba tornou-se uma unidade de medida, geralmente utilizada no comércio de animais ou grãos: 1@ = 14,688 kg. A utilização do símbolo na informática só se deu em 1971, quando o programador Ray Tomilson o utilizou pela primeira vez por pura simpatia e comodidade. Ray necessitava de um símbolo compatível com a maioria dos sistemas em rede e que fosse diferente o bastante para não ser confundido com os caracteres dos nomes das pessoas. Ele uniu o útil ao agradável ao utilizar um símbolo que já era conhecido pela nomenclatura "at", que em inglês significa a preposição "em". Dessa forma o nome da pessoa, somado ao @ indicava a localização do e-mail na rede (nome@dominio.com). A moda pegou e não se manda um e-mail (ou tweet) sem digitá-lo.
Pesquisa personalizada

Anúncios variados