Pesquisar dentro deste blog

Tecla Windows

Como redimensionar um HD

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Computação Quantica

A NSA pode estar quebrando as barreiras da ciência com o intuito de ampliar a espionagem e quebrar criptografias. Para isso, a organização estaria investindo na construção de um computador quântico, embora ainda esteja longe de concluir seu objetivo, segundo documentos revelados pelo Washington Post e vazados por Edward Snowden.

As informações apontam que o projeto de computador é parte de um programa de pesquisas de US$ 79,7 milhões, nomeado "Penetrating Hard Targets" ("Penetrando em alvos difíceis"), que estaria sob contratos de sigilo em um laboratório em na cidade de Maryland.

A mecânica quântica é pouco intuitiva, mas não é difícil entender como ela pode revolucionar a computação e, consequentemente, a quebra de criptografia. Normalmente, uma criptografia de 1024-bit poderia levar anos para ser quebrada por um computador comum que usa 1 ou 0, nunca os dois juntos. O quântico, no entanto, é capaz de usar 1 e 0 ao mesmo tempo, ou múltiplos 1s e 0s simultaneamente, aumentando a velocidade de cálculo de forma exponencial.

Se a NSA realmente conseguir construir um computador desses, até as mais avançadas técnicas de criptografia poderiam ser quebradas mais rapidamente utilizando o método de força bruta.

De acordo com o Post, os computadores são extremamente frágeis, e a NSA ainda está começando seus trabalhos. Lloyd Seth, engenheiro mecânico do MIT reconhece o tamanho do passo para a computação quântica, mas afirma que eles ainda estão longe de concluirem os trabalhos. "É um grande passo, mas bem pequeno em relação a toda a estrad para a construção de um computador quântico de grande escala", afirma ele.


Fonte: www.olhardigital.com.br
Pesquisa personalizada

Anúncios variados