Arquivo= Vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente, esse tipo de praga adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, especialmente .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Para que seu poder destrutivo tenha efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.
Alarme falso= Não causa dano real ao computador, mas consome tempo de conexão à Internet ao levar o usuário a enviar o alarme para o maior número de pessoas possível. Se enquadra na categoria de vírus-boato e cartas-corrente*.
Backdoor= Como o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito.
Boot= Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.
Cavalo de Tróia ou Trojan= São programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno.
Encriptados= Tipo recente que, por estarem codificados, dificultam a ação dos antivírus.
Hoax*= Vírus boato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante, altamente destrutivo.
Macro= Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.
Multipartite= Vírus que infecta registro mestre de inicialização, trilhas de boot e arquivos
Mutante= Vírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado
Polimórfico= Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta difiultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.
Programa= Infectam somente arquivos executáveis, impedindo, muitas vezes, que o usuário ligue o micro.
Script= Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg
Stealth= Vírus "invisível" que usa uma ou mais ténicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.
*Hoaxes e cartas-correntes
Hoaxes= são mensagens de e-mail que contêm informação incorreta sobre códigos maliciosos ou eventos do sistema. Esses avisos geralmente descrevem características fantásticas ou impossíveis que levam o usuário a difundir a mensagem ou a fazer alterações indesejadas no sistema. Um hoax pode ser considerado um estorvo só pelo fato de induzir os usuários a encaminhar o "aviso" para todos os seus conhecidos, consumindo tempo de largura de banda.
Cartas-correntes= têm o mesmo propósito dos hoaxes, mas usam um método um pouquinho diferente. Em vez de assustar o internauta, a carta-corrente oferece sorte ou dinheiro para quem enviar a mensagem para um X número de amigos, apostando no medo da má sorte do destinatário desavisado.
Fonte: Uol Tecnologia
Nota:
Alguém disse que eu estava plageando o assunto postado. Na verdade esta pessoa não sabe o que é um blog ou como funciona. Eu posso postar qualquer assunto no meu blog tirando este assunto de qualquer site desde que eu indique a fonte, isto não é plágio. O que aconteceu aqui foi que eu esqueci de dizer a fonte do assunto. Mesmo assim, agradeço a participação.
sábia que plágio é crime. e esse assunto já tem em um site da uol.
ResponderExcluirvocê copiou e colou, pois está idêntico. estou apenas orientando você.
PLÀGIO È CRIME UOL TEM MELHOR..... SO ORIENTANDO MELHOR PREVENIR DO Q REMEDIAR OK
ResponderExcluirUma informação importante como essa deve ser repassada para todo mundo, ainda que seja copiada de algum site. E dizer que existem 14 categorias de virus de computador e quais são elas não é um assunto exclusivo de ninguém, qualquer um que se aplicar em estudar o assunto saberá disso. Parabéns pelo assunto postado.
ResponderExcluirParabéns pela postagem. Ela me ajudou a conhecer um pouco mais sobre vírus de computador.
ResponderExcluirPara Van e Deco e Kk e Dry:
Vamos aprender a acentuar as palavras corretamente pelo menos. Usar crase onde deveria ter um acento agudo ou acentuar a palavra "sabia", isso é crime, estão assassinando o Português. Kkkkk
ola cara gostari se vc ouder me dizer quais tipos de aquivos existem e quais sua funcoes te leitura
ResponderExcluirVc está perguntando sobre os tipos de arquivos ao dono do blog? Tente ser mais específico.
ResponderExcluir