Abaixo temos a lista das principais limitações do Windows Vista Starter, sendo que todas as demais versões do Windows Vista não as possui.
Só reconhece até 1 GB de memória RAM. Você até pode instalar mais memória no PC, mas o Vista não reconhecerá a memória adicional (a Microsoft havia anunciado que o Starter só reconheceria até 512 MB, mas aparentemente eles voltaram atrás depois de inúmeras críticas).
É a única versão do Vista que não possui versão de 64 bits – como o principal diferencial de versões de 64 bits é poder acessar mais do que 4 GB de RAM, este recurso não faz sentido, visto que esta versão do Vista está limitada a 512 MB.
Só reconhece discos rígidos de até 160 GB. Você pode instalar um disco rígido maior no seu micro, mas o Vista só vai conseguir particioná-lo (isto é, reconhecê-lo) como sendo um disco de 160 GB (a Microsoft havia anunciado que o Starter só reconheceria discos de até 120 GB, mas isso foi alterado).
No Windows Vista Starter só é possível abrir até três programas ao mesmo tempo. Isso mesmo, você leu certo.
Não possui o SuperFetch, que é um novo sistema de gerenciamento de memória que otimiza a memória RAM de acordo com os programas mais executados.
Apesar de reconhecer discos rígidos híbridos (isto é, discos com memória flash para ser usada como cache de disco) – tecnologia conhecida como ReadyDrive – o Vista Starter não possui o recurso ReadyBoost, que permite que qualquer memória flash como pen drives e cartões de memória possam ser usados como cache de disco para aumento do desempenho do micro.
Não possui desfragmentador automático de disco.
Não possui diferenciação dos níveis de pedidos de E/S (entrada/saída). As demais versões do Vista diferenciam pedidos de E/S em baixa prioridade, alta prioridade e importante, para otimizar o micro e garantir uma melhor resposta do sistema.
Não possui o controle de conta de usuário, que é um recurso que pede a confirmação do usuário para executar programas administrativos, a fim de impedir que cavalos de tróia ajam no micro do usuário.
Não suporta o novo modelo de drivers de vídeo do Windows Vista (WDDM, Windows Display Driver Model).
Não possui o recurso de colocar marcas (palavras-chave) em arquivos para facilitar a busca por documentos.
Não suporta controles do Xbox 360.
Não vem com a central de sincronização, que facilita a sincronização de arquivos localizados em PDAs e dispositivos similares.
Não vem com a central de backup.
Não vem com a central de compartilhamento de rede nem com a opção de diagnóstico da rede nem diversas melhorias no suporte a redes trazido pelo Windows Vista.
Não possui os novos modos de economia de energia trazidos pelo Windows Vista.
Não suporta o HotStart, recurso onde é possível configurar um botão no gabinete para ser um atalho para um determinado programa, inclusive ligando o micro antes caso ele esteja desligado.
Não vem com o .Net Framework 3.0.
Não permite a criação de documentos XPS (XML Paper Specification), que é um novo formato de documentos que salva o layout do documento tal como ele seria impresso, criado pela Microsoft para concorrer com o formato PDF.
Não vem com a nova interface gráfica Windows Aero (note que o Vista Home Basic também não possui este recurso).
Sinceramente, o Vista Starter serve apenas para você dizer que você tem o Vista em sua máquina pois, na prática, é um sistema que não serve para quem pensa em fazer um upgrade da máquina nos próximos meses ou usa mais de três programas ao mesmo tempo.