Pesquisar dentro deste blog

Tecla Windows

Como redimensionar um HD

sábado, 3 de outubro de 2015

Mais um Golpe no WhatsApp, cuidado!

De acordo com informações do jornal O Globo, durante o último final de semana foi registrado um golpe realizado por WhatsApp. Os cibercriminosos tentam conquistar os usuários prometendo cupons de desconto, no valor de R$ 500, dos supermercados Extra e Carrefour. O usuário é redirecionado para uma página, que pede para ele realizar uma ligação. Dessa forma o cibercriminoso lucrar facilmente com o golpe.

Ao acessar o link escondido por um encurtador, o usuário precisará preencher alguns campos com seus dados e indicar dez contatos para receberem o cupom. É claro, tanto o encurtador, quanto o site para que os usuários são redirecionados, são falsos.

Dessa vez o golpe é realmente sério; ao ligar para a linha indicada no link malicioso, a chamada será cobrada por tempo e a gravação pede para o usuário responder 25 perguntas. Ou seja, a ligação é prolongada pelo maior tempo possível, justamente para os golpistas ganharem mais dinheiro com a falta de cuidado dos usuários.

 “Essa campanha é diferente por algumas razões: foi criada totalmente por cibercriminosos brasileiros, é escrita em português, usa nomes de marcas locais e o alvo são usuários brasileiros do WhatsApp. Em lugar de solicitar a instalação de aplicativos maliciosos, como ocorrido anteriormente, aqui os golpistas desejam coletar dados pessoais das vítimas e forçar chamadas para um número premium e assim lucrar com o golpe”, afirmou o analista sênior de segurança da Kapersky Lab Brasil, (fabricante de Antivirus, o melhor do mundo nos testes da Av-Comparatives.org deste ano) Fabio Assolini.

Há algum tempo também ocorreram casos de links que redirecionavam os usuários para sites internacionais que supostamente oferecem descontos na rede Starbucks, só que na verdade roubavam informações dos usuários. A Kapersky indica usar seus produtos para evitar que casos como esse ocorram novamente, a possibilidade está disponível para usuários de dispositivos das plataformas Android, iOS e Windows Phone.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Atualização do Windows 10 causa problemas para alguns usuários

A Microsoft liberou uma grande nova atualização para o Windows 10, porém o update está causando dor de cabeça para alguns usuários. A atualização KB3081424 incorpora diversas correções de bugs lançadas para o sistema operacional, mas o problema é que agora ela é o motivo de uma nova falha. 
O procedimento padrão do Windows faz com que o sistema reverta uma atualização após ela apresentar falha em sua instalação. Mas, a partir do momento que a atualização é automatizada e forçada, o Windows tenta instalá-la novamente após a reinicialização do SO, causando um loop infinito de reinicializações para alguns usuários. Relatos apontam que o problema só está afetando parte dos usuários do novo sistema operacional. 
Aparentemente, a causa do problema é uma má entrada no Registro do Windows, um  banco de dados presente no sistema operacional cuja função é concentrar todas as configurações do sistema e dos aplicativos executados, tornando sua administração mais fácil. Todas as configurações alteráveis no Painel de Controle, associações das extensões de arquivos e configuração de hardware são armazenadas nesse banco de dados.
Depois de falhar, a instalação inicial escreve uma entrada errada no Registro que impede novas tentativas para reinstalar a atualização corretamente. Uma correção temporária para o problema envolve a exclusão de determinadas chaves do Registro para se livrar do bug e, em seguida, deixar a atualização correr novamente. 
Se você se sente apto a alterar o registro, faça o seguinte:
1. Digite "regedit" no menu Iniciar;
2. Navegue até
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList;

3. Faça um backup da chave do registro, já que deletá-la pode ser nocivo (Arquivo > Exportar);
4. Faça uma varredura pelas IDs da ProfileList e delete qualquer arquivo com o termo "ProfileImagePath";
5. Feche o regedit, reinicie o sistema e deixe a KB3081424 instalar normalmente.
Mas é importante dizer que apenas usuários que se sentem seguros para lidar com o Registro do sistema devem tentar essa opção, certificando-se sempre de ter feito um backup das chaves de registro associadas antes de excluí-las. Aqueles que não têm o hábito de lidar com essa parte do Windows devem esperar que a Microsoft libere uma correção oficial.  
O problema está colocando em xeque a nova política da Microsoft que obriga os usuários a instalar novas atualizações no Windows 10. Em versões anteriores do sistema operacional, era possível escolher entre uma atualização automática do sistema ou atualizações manuais, em que o usuário escolhia aquilo que desejava ou não instalar. No Windows 10, a obrigatoriedade das atualizações instala todos os updates lançados pela empresa, sem passar pelo crivo do usuário.
A Microsoft adotou essa medida para tentar proteger seus usuários, certificando-se de que todos os PCs com Windows 10 tenham as últimas correções de bugs e patches de segurança instalados. O problema é que às vezes as próprias atualizações carregam consigo alguns bugs, o que significa que as atualizações forçadas do Windows 10 podem esconder algumas armadilhas.

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/windows/atualizacao-do-windows-10-esta-causando-problemas-para-alguns-usuarios-46921/#ixzz3iYamELqU
Pesquisa personalizada

Anúncios variados