Alguns softwares antivírus quando instalados na máquina são realmente difíceis de serem removidos. “Isso acontece porque existem algumas alterações que são feitas no registro do sistema operacional da Microsoft e que não voltam ao normal quando o aplicativo é removido da máquina”, explica o especialista em segurança da informação da Future Security, Denny Roger.
Antes de tentar qualquer coisa, o melhor é entrar no site do fabricante do antivírus e procurar instruções de remoção. “Todas as empresas desenvolvedoras destes softwares oferecem ferramentas para desinstalação”, explica Eduardo Godinho, gerente de serviços e especialista em segurança da Trend Micro.
No caso do Avast, por exemplo, existe a opção de download de um executável no site específico para remoção do antivírus da marca. “Basta baixar o arquivo e executá-lo na sua máquina que o antivírus será removido”. Se mesmo assim o usuário não conseguir remover o software, Godinho aconselha a entrar em contato com a fabricante e solicitar alguma ferramenta. Outros softwares antivírus como o AVG e o Norton também oferecem opções similares em suas páginas.
Outra possibilidade é utilizar o MV RegClean 5.5 Brasil. “Esse software gratuito permite checar e remover todos os itens inválidos encontrados no registro do Windows”, orienta Roger. Conforme programas são instalamos e desinstalamos do computador a quantidade de registros no sistema aumenta, causando sobrecarga e reduzindo o desempenho. “O RegClean limpa qualquer rastro de softwares instalados no computador que não será mais utilizado”, complementa.
Mas Godinho alerta sobre o uso deste tipo de aplicativo. “Se a pessoa não souber usar a ferramenta corretamente pode deletar coisas que não quer e comprometer o desempenho da máquina”, aconselha.
Em último caso a única saída pode ser formatar o computador e reinstalar o Windows, orienta Roger. Para saber como formatar a sua máquina leia o passo-a-passo no nosso tutorial Como formatar o PC e reinstalar o sistema operacional. Com ele você poderá desinstalar e reinstalar o sistema operacional com segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Muito obrigado por fazer um comentário para esta postagem. Assim você me ajuda a melhorá-las.