De acordo com uma análise preliminar da Microsoft, a presença de um rootkit difícil de ser detectado pode ter causado problemas no Windows XP após a instalação da atualização MS10-015 (KB977166, lançada no dia 9 de fevereiro.
Na manhã do dia 10, o fórum de suporte da Microsoft foi inundado de queixas de usuários dizendo que seus PCs com Windows XP estavam travando e exibindo a conhecida "tela azul da morte" após a instalação de uma das 13 atualizações lançadas neste mês pela empresa. De acordo com os usuários, a remoção da atualização aparentemente resolve o problema.
Algum tempo depois, o administrador de sistemas Patrick Barnes revelou que as máquinas com o Windows XP afetadas pelo problema podem estar infectadas com o rootkit TDSS.
A Microsoft confirmou que o malware pode ser a causa do problema, mas não descartou outras possibilidades.
Na manhã do dia 10, o fórum de suporte da Microsoft foi inundado de queixas de usuários dizendo que seus PCs com Windows XP estavam travando e exibindo a conhecida "tela azul da morte" após a instalação de uma das 13 atualizações lançadas neste mês pela empresa. De acordo com os usuários, a remoção da atualização aparentemente resolve o problema.
Algum tempo depois, o administrador de sistemas Patrick Barnes revelou que as máquinas com o Windows XP afetadas pelo problema podem estar infectadas com o rootkit TDSS.
A Microsoft confirmou que o malware pode ser a causa do problema, mas não descartou outras possibilidades.
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