Pesquisar dentro deste blog

Tecla Windows

Como redimensionar um HD

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O que é Byte

Um byte, frequentemente confundido com bit, é um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados.
A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8 bits. O byte de 8 bits é, por vezes, também chamado de octeto, nomeadamente no contexto de redes de computadores e telecomunicações.
A uma metade de um byte, dá-se o nome de nibble ou semioctecto.
Para os computadores, representar 256 números binários é suficiente. Por isso, os bytes possuem 8 bits. Basta fazer os cálculos. Como um bit representa dois valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que é igual a 256.
Note que um byte nada tem de especial, é apenas um número binário de oito algarismos. Sua importância na informática deriva apenas do fato do código ASCII haver adotado números de oito bits, além de razões meramente construtivas ou operacionais. Por exemplo: os códigos enviados a impressoras para controlar a impressão têm oito bits, os valores trocados pelos modems entre computadores também, assim como diversas outras operações elementares de intercâmbio de informações. Além disso, memórias costumam ser organizadas de tal forma que as operações de leitura e escrita são feitas com quantidades de um byte ou de um múltiplo de bytes (oito, dezesseis, trinta e dois, sessenta e quatro ou cento e vinte e oito bits – o que corresponde a um, dois, quatro, oito e dezesseis bytes, respectivamente).
Segundo norma da IEC, lançada em 2000, foi definida uma nova nomenclatura para dados de base dois em substituição a nomenclatura usada erroneamente de base dez separando a confusão causada entre proporção 1:1000 ou 1:1024
O uso dos prefixos quilo (símbolo k, incorretamente usado como K), mega (M), giga (G), tera (T) e peta (P) para representar prefixos binários é incorreto e pode gerar ambigüidades. Por exemplo, é comum a referência a 1 GB (significando, incorretamente, um gigabyte, em vez de um gibibyte) de memória RAM instalada -- nesse caso existem dois erros: (i) como a memória é contada em potência de dois, o adequado é dizer 1 GiB, que equivale a 1024 MiB; (ii) quando associado a um prefixo decimal, o B representa o bel.
Por serem de uso popular, estes prefixos indicam múltiplos que são semelhantes, mas não iguais, aos fatores indicados pelos prefixos correspondentes do SI. No caso, o uso popular em computação freqüentemente indica potências de dois, enquanto os prefixos SI são potências de dez. Os números exatos estão listados abaixo:

Os fabricantes de discos rígidos usam potências de dez. Assim quando é anunciado um disco rígido com 80 GB (ainda incorretamente, pois o certo é 80 Gbytes), terá aproximadamente 80 bilhões de bytes, que correspondem a ~74,5 GiB.
Na época dos computadores que tinham 32 KiB de memória RAM, esta confusão não era séria, já que a diferença entre 210 e 103 é de aproximadamente 2,4%. Entretanto, o crescimento das capacidades, tanto da memória RAM como dos discos rígidos, provoca um erro relativo cada vez maior. A diferença entre um TiB e um terabyte chega a cerca de 10,0%.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigado por fazer um comentário para esta postagem. Assim você me ajuda a melhorá-las.

Pesquisa personalizada

Anúncios variados