Pesquisar dentro deste blog

Tecla Windows

Como redimensionar um HD

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Informática-Qual o melhor Antivirus?

Muitas pessoas para as quais tenho prestado serviços de informática tem me perguntado qual o melhor Antivirus para a proteção dos seus computadores. Eu tenho respondido que não há antivirus 100%. Mas, como precisamos utilizar um desses programas para a proteção dos nossos arquivos das pragas virtuais da internet, posso dar alguns nomes de antivirus bons, que mesmo não sendo 100% eles cumprem sua parte em proteger nossos computadores da maioria das pragas virtuais. Andei testando os mais conhecidos durante três mêses para poder dar uma resposta mais convincente. Não estou fazendo propaganda de nenhum antivirus, apenas quero passar algumas experiências como usuário e como alguém que trabalha computador e segurança de dados. Existem os que são pagos e os que são gratuitos. Quero começar pelos pagos e que são mais conhecidos. Em primeiro lugar vem o Norton, como o mais conhecido, mas que não se mostrou o mais seguro. Ao fazer várias experiências com alguns antivirus do mercado, o Norton por se apresentar como um antivirus completo, deixou passar vários virus e cavalos-de-tróia que só descobri ao fazer um escaneamento (uma busca) com outro antivirus que por sinal é gratuito, além de sobrecarregar o sitema por ser muito pesado. Existe um outro que recebe o nome de Panda, este infelizmente tem se apresentado pior que o Norton. A maioria dos seus usuários tem reclamado dos problemas causados por virus e desestabilização do sistema, além de ser difícil de desinstalar, cheguei a testá-lo e me arrependi. Existe um outro ainda dos que são pagos por nome de BitDefender (que também tem uma versão gratuita mas não dá a proteção em tempo real como a versão paga), o qual tem se mostrado muito bom. Não é pesado como o Norton e tem se mostrado seguro assim como um outro chamado McAfee que também tem se comportado bem não deixando os virus, mesmo sendo novos, passarem. Dos gratuitos, quero dar ênfase ao Avast Home Edition em sua nova versão. Este antivirus por ser gratuito me surpreendeu por várias vezes ao encontrar e retirar virus que o Norton e Panda não encontraram. É um antivirus que se atualiza a cada 40 minutos, desde que você tenha uma conexão com a internet estável, e mesmo que não consiga retirar o virus, ele dá o endereço onde está o arquivo infectado para facilitar a retirada manualmente. Se você puder comprar a versão Profissional eu aconselho, é melhor ainda. Tem também o AVG que não se mostrou seguro, apesar de ser muito utilizado. Mesmo na sua versão paga, nos testes que realizei, ele se mostrou vunerável. Testei a nova versão por 15 dias, tanto a paga quanto a gratuita, em um computador rodando Windows XP Pro e pra minha surpresa, ao fazer uma busca por virus com outro antivirus encontrei 5 tipos de cavalo-de-tróia e 8 virus na máquina.
É claro que o usuário não pode relaxar de sua segurança na internet e sair clicando em tudo que é links ou entrando em tudo que é site, mesmo tendo o melhor antivirus do mundo. Pois existe a possíbilidade de você infectar sua máquina com virus que vem através de emails que trazem arquivos como fotos, músicas, ou ainda um caválo-de-tróia que se instála ao você abrir a mensagem sem clicar em nada.
Existe também a ameaça chamada Spyware, uma palavra que quer dizer: Software Espião, que como o nome já diz, serve para espionar o computador, e tem também a função de fazer uma cópia dos seus dados e enviar para alguém em algum lugar no Brasi ou no mundo. Por isso, além de se usar um bom antivirus atualizado, temos que utilizar pelo menos dois tipos de Antiespiões (Antispywares). Posso indicar dois muito bons, senão os melhores: Spybot-Search & Destroy e Ad-Aware SE, que são gratuitos mas funcionam muito bem.

Nunca é demais lembrar:
*Nunca abra mensagens de desconhecidos, mensangens de propaganda com assuntos
estranhos e mirabolantes.
*Mesmo que você receba uma mensagem em nome de alguém conhecido, mas que esteja lhe enviando fotos de algum acidente de grande repercussão na midia, você não deve abrir logo, confirme antes com a pessoa.
*Evite entrar em sites pornográficos pois na maioria deles há virus e espiões que se instalam na sua máquina somente em abrir a página ou assistir o video.
*Lêiam muito sobre programas de segurança pra computador, pra que servem, como funcionam.
Entrem em fóruns sobre segurança em sites como: Clube do Hardware, Baboo, Microsoft Brasil, etc.
*Faça sempre uma busca On-line com duas ferramentas pelo menos, não confie em apenas uma opinião quando o assunto é virus. Neste blog eu coloquei alguns links de ferramentas para busca de virus online, que fazem uma varredura na sua máquina apartir de sites de empresas de antivirus. A própria Microsoft disponibiliza uma ferramenta para esse fim que se encontra neste endereço: http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm , claro que ela sozinha não é suficiente, mas ajuda. Além disso, ela também ajuda a fazer limpeza no Windows, retirando restos de programas e erros de registro do sistema, otimizando o seu funcionamento.

Espero ter sido útil ao abordar este assunto. Não se esqueça de dar sua opinião.

Um comentário:

  1. Josias parabéns pela sua iniciativa, de ajudar aos que não tem experiência em info. Esses Hackers apátridas, não sabem o quão suado é o dinheiro de pessoas de classe menos favorecidas, para comprar um pc, para eles vírem com essas infantilidades de filhinhos de papai, e podar os mesmos do uso da inernet para uma simples pesquisa escolar. O país precisa de pessoas como você um soldado à sua maneira. mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigado por fazer um comentário para esta postagem. Assim você me ajuda a melhorá-las.

Pesquisa personalizada

Anúncios variados